Votação sobre a condenação de Bolsonaro e sete réus começa nesta terça-feira (9)
O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus, acusados de articular uma trama golpista, entra em sua semana decisiva no Supremo Tribunal Federal (STF). Após a conclusão das fases de relatório e sustentações orais, os ministros da Primeira Turma iniciam, nesta terça-feira (9), a etapa de votação para decidir sobre a condenação ou absolvição dos acusados.
A sessão será aberta com o voto do relator da ação penal, ministro Alexandre de Moraes, que deve apresentar uma análise detalhada e individual da conduta de cada réu. Na sequência, está previsto o voto do ministro Flávio Dino. A votação prosseguirá nos dias seguintes com os posicionamentos dos ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por fim, Cristiano Zanin, com a expectativa de que a sentença final, incluindo o cálculo das penas, seja definida até a próxima sexta-feira (12).
Bolsonaro é apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como o líder de uma organização criminosa que atuou para tentar abolir o Estado Democrático de Direito. Ao seu lado, são réus ex-ministros como Walter Braga Netto e Augusto Heleno, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier e o deputado federal Alexandre Ramagem, entre outros. O grupo responde por crimes graves, como organização criminosa armada, golpe de Estado e dano qualificado ao patrimônio da União.
As defesas dos acusados negam as acusações e concentram seus argumentos na tentativa de descredibilizar a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, peça central da denúncia. Apesar disso, a expectativa na Corte é que o julgamento avance sem pedidos de vista (mais tempo para análise), caminhando para um veredito definitivo para os oito réus até o final desta semana.

Publicar comentário