Venezuela anuncia envio de 15 Mil Militares à fronteira com a Colômbia
O governo da Venezuela anunciou, nesta segunda-feira (25), a mobilização de 15 mil militares para a sua fronteira com a Colômbia. A ordem, emitida pelo presidente Nicolás Maduro, foi comunicada em rede nacional de televisão pelo Ministro do Interior, Diosdado Cabello, e representa uma significativa demonstração de força na já tensa região.
Segundo Cabello, a operação envolverá o emprego de tropas terrestres, unidades da força aérea, patrulhamento fluvial e o uso de drones para vigilância e monitoramento. O objetivo declarado da mobilização é garantir a paz e combater atividades ilícitas que ocorrem na extensa área de fronteira entre os dois países.
Durante o pronunciamento, o ministro venezuelano também propôs a criação de uma “zona binacional de paz” e instou o governo colombiano a reforçar suas próprias ações de segurança. “Pedimos ao governo colombiano, que vem colaborando, que faça o mesmo do lado colombiano para garantir a paz em todo o eixo, expulsando qualquer um que queira se estabelecer e cometer crimes”, afirmou.
A medida ocorre poucos dias após o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, ter feito declarações contundentes sobre o cenário regional. Na última sexta-feira (22), Petro afirmou que “estão usando o narcotráfico como desculpa para invasão militar”, em uma aparente alusão a outras potências estrangeiras. Contudo, o mandatário colombiano assegurou que “nenhum soldado colombiano passará pela fronteira em direção à Venezuela”.

Publicar comentário