“Variante da Rouquidão” nova cepa da Covid-19 alerta autoridades de Saúde no Brasil

“Variante da Rouquidão” nova cepa da Covid-19 alerta autoridades de Saúde no Brasil

Uma nova cepa da Covid-19, apelidada de “variante da rouquidão” devido a sintomas como rouquidão, tosse e cansaço, tem provocado internações e gerado preocupação no Piauí. O estado já confirmou o primeiro óbito relacionado a essa variante no município de Oeiras, na última quinta-feira.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que, das 42 amostras analisadas, 21 deram positivo para a nova cepa. Para facilitar o diagnóstico, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram abastecidas com testes rápidos gratuitos. As autoridades de saúde recomendam que o teste seja feito em até 72 horas após o início dos sintomas para garantir um diagnóstico preciso.

Segundo Marylane Oliveira, gerente de Vigilância em Saúde da Sesapi, a variante já foi identificada em outros estados, como Rio de Janeiro e Ceará, e sua chegada ao Piauí exige atenção redobrada. Ela ressalta que o período de tempo seco favorece o agravamento de doenças respiratórias, o que pode levar à confusão dos sintomas com os de uma gripe comum.

A identificação laboratorial da nova cepa é um processo detalhado. As amostras são coletadas em unidades de saúde e enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para análise via RT-PCR. Em seguida, os resultados positivos são encaminhados à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para o monitoramento genético das variantes.

Apesar das características distintas da “variante da rouquidão”, o tratamento segue o mesmo protocolo das demais variantes da Covid-19. As orientações principais são manter a hidratação e buscar ajuda de um profissional de saúde em caso de comorbidades ou agravamento dos sintomas.

Publicar comentário