Trump x Brics: por que o bloco incomoda tanto o presidente dos EUA?
Ao anunciar a imposição de tarifas de 25% sobre produtos importados da Índia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou a participação do país no Brics como um dos motivos para sua decisão.
“Eles têm o Brics, que é basicamente um grupo de países que são anti-Estados Unidos”, disse Trump a jornalistas na Casa Branca. “É um ataque ao dólar, e não vamos deixar ninguém atacar o dólar.”
O presidente americano também sinalizou a intenção de impor sanções aos países-membros do bloco, mas não deu detalhes sobre a medida. Trump já havia manifestado essa possibilidade após a última cúpula do Brics, no Rio de Janeiro, quando os integrantes do bloco criticaram as políticas tarifárias dos EUA e propuseram reformas no Fundo Monetário Internacional (FMI), além de medidas para a valorização de moedas que não o dólar.
Brasil Já Sofre as Consequências
As importações brasileiras já são alvo de uma tarifa de 50% a partir desta quarta-feira (6). A justificativa para a medida, no caso do Brasil, foi a de que o país estaria perseguindo politicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), um aliado de Trump. Segundo o presidente americano, Bolsonaro seria vítima de um “tratamento injusto” no processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), onde é réu por uma suposta tentativa de golpe de Estado.
A nova tarifa brasileira, no entanto, não será aplicada a quase 700 produtos, como suco de laranja, aeronaves e petróleo, que ficarão isentos.


Publicar comentário