Trump chega a Israel para marcar início de Cessar-Fogo e libertação de Reféns

Trump chega a Israel para marcar início de Cessar-Fogo e libertação de Reféns

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desembarcou em Tel Aviv, Israel, nesta segunda-feira (13), para oficializar o início do cessar-fogo entre o Estado israelense e o Hamas. A trégua, que entrou em vigor na última sexta-feira (10), é o primeiro passo de um acordo de paz mediado por Washington e já resultou na libertação de todos os 20 reféns que estavam em cativeiro na Faixa de Gaza.

Ao embarcar para a viagem, Trump declarou que “a guerra acabou” e afirmou que um “conselho de paz” será estabelecido para administrar a reconstrução de Gaza. A chegada do presidente americano foi acompanhada por milhares de pessoas que celebravam o retorno dos reféns.

Conforme o acordo, além da libertação dos reféns com vida, o Hamas também se comprometeu a devolver os restos mortais de outras 28 pessoas que morreram no cativeiro. Em contrapartida, Israel deve libertar mais de 1.900 prisioneiros palestinos, em um processo supervisionado pela Cruz Vermelha.

A agenda de Trump inclui ainda uma viagem ao Egito, onde participará de uma cúpula internacional com o objetivo de consolidar o fim do conflito, iniciado após os ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023.

Publicar comentário