Receita Federal antecipa e encerra pagamentos da restituição do IR
A Receita Federal anunciou que o pagamento da restituição do Imposto de Renda (IR) de 2025 foi concluído e que não haverá um quinto lote em setembro, como previsto inicialmente. Segundo o órgão, todos os contribuintes que entregaram a declaração dentro do prazo e sem inconsistências já receberam os valores devidos nos lotes pagos entre maio e agosto deste ano.
Ao todo, mais de R$ 36,6 bilhões foram restituídos a 22,6 milhões de contribuintes. A Receita Federal alerta que aqueles que ainda não receberam o pagamento provavelmente tiveram a declaração retida na malha fina por conta de erros ou pendências nas informações prestadas.
Para verificar a situação, o contribuinte deve acessar o portal “Meu Imposto de Renda” no site da Receita Federal e consultar o extrato de processamento da sua declaração. Caso seja identificada alguma inconsistência, é necessário enviar uma declaração retificadora, corrigindo os dados informados. A regularização da pendência é o procedimento necessário para que o valor da restituição seja liberado nos lotes residuais, pagos ao longo do ano.

Publicar comentário