População Brasileira chega a 213,4 Milhões com ritmo de crescimento lento e envelhecimento acelerado

População Brasileira chega a 213,4 Milhões com ritmo de crescimento lento e envelhecimento acelerado

O Brasil alcançou a marca de 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho de 2025, conforme a mais recente estimativa populacional divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa um crescimento de 0,39% em relação à estimativa de 2024 e de 5,1% em comparação com o Censo Demográfico de 2022, mas confirma a tendência de contínua desaceleração no ritmo de avanço populacional do país.

A análise demográfica por estados revela que São Paulo segue como a unidade federativa mais populosa, abrigando 46 milhões de pessoas, seguido por Minas Gerais, com 21,3 milhões, e Rio de Janeiro, com 17,2 milhões. No outro extremo, Roraima se mantém como o estado menos populoso, com 738 mil moradores, embora tenha registrado o maior crescimento proporcional do país, com uma alta de 3,07% em um ano. A distribuição da população continua concentrada na Região Sudeste, que responde por 41,8% do total nacional.

A pesquisa também evidencia a acentuada tendência de envelhecimento da população brasileira. A proporção de pessoas com 60 anos ou mais de idade saltou de 11,3% em 2012 para 16,1% na estimativa mais recente. Dentro deste grupo etário, a parcela com 65 anos ou mais já corresponde a 11,2% do total de habitantes do Brasil, um indicador claro da transição demográfica em curso.

O IBGE ressalta que suas contagens populacionais anuais são ferramentas essenciais para a administração pública. Os dados servem como base para o planejamento e a implementação de políticas governamentais, a formatação de programas sociais e, de forma crucial, para o cálculo da distribuição de recursos da União para os estados e municípios, conforme determinado por lei.

Publicar comentário