PF Deflagra Operação Contra Fraudes em Plantões Médicos

PF Deflagra Operação Contra Fraudes em Plantões Médicos

A Polícia Federal (PF), em colaboração com o Ministério Público Estadual do Amapá, deflagrou a “Operação Sinecura”. O objetivo da operação é desarticular um esquema criminoso de fraude em plantões médicos em um hospital de Macapá, capital do Amapá.

A investigação aponta que profissionais de saúde contratados para atuar na unidade hospitalar estariam fraudando a escala de serviço desde abril de 2022, resultando em prejuízos significativos para o atendimento à população.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em diferentes localidades:

  • Macapá/AP: dois mandados, um no hospital e outro na residência de um investigado.
  • Pará: dois mandados, um em Belém e outro em Ananindeua.
  • Santa Catarina: dois mandados, um em Concórdia e outro em São José.

A fraude consistia no recebimento dos valores correspondentes aos plantões, enquanto os profissionais realizavam outras atividades, incluindo viagens ao exterior, sem comparecer aos seus horários de serviço. A PF identificou que quatro dos investigados não residem no Amapá, apesar de estarem frequentemente escalados para plantões presenciais no hospital.

Um dos casos flagrantes revelados pela investigação é o de um médico residente em Santa Catarina que, desde agosto de 2022, viajou a Macapá apenas uma vez, embora conste em diversas escalas de plantão até os dias atuais. Outra profissional de saúde, moradora de Belém/PA, também registrou apenas uma viagem a Macapá desde 2022, sendo que em uma ocasião, estava escalada para um plantão noturno, mas chegou à capital amapaense às 13h50m e retornou para Belém no mesmo dia às 18h10m. A PF também identificou o registro de uma viagem internacional ao Chile em dias em que um profissional estava escalado para o plantão.

Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e associação criminosa.

Publicar comentário