Pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes no Senado é protocolado

Pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes no Senado é protocolado

A oposição no Senado Federal protocolou um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após conseguir as 41 assinaturas necessárias. O movimento ganhou força após Moraes determinar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na última segunda-feira, e a última assinatura foi do senador Laércio Oliveira (PP-SE), nesta quinta-feira (7).

Com a formalização do pedido, os senadores de oposição anunciaram o fim da obstrução das atividades legislativas. Agora, o grupo irá pressionar o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que tem a decisão exclusiva de acolher ou não o processo. Se o pedido for aceito, serão necessários os votos de 54 dos 81 senadores para que o impeachment avance.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) classificou o momento como “histórico” e criticou as ações de Moraes, afirmando que o ministro “precisa voltar a ter limites”. Flávio também relatou ter visitado o pai, Jair Bolsonaro, e o descreveu como “forte” diante das adversidades.

Além disso, Flávio Bolsonaro mencionou um suposto acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para pautar um projeto de anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. O pedido de impeachment de Moraes é mais um capítulo da crescente tensão entre o Congresso e o Judiciário.

Publicar comentário