Operação Xeque-Mate desarticula comando do crime organizado em Manaus
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/AM) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (6), a “Operação Xeque-Mate” para desarticular o principal núcleo de comando de uma facção criminosa atuante no Amazonas. A ação é um desdobramento de investigações anteriores e visa reprimir o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro.
Foram cumpridos cinco mandados de prisão e cinco de busca e apreensão nas cidades de Manaus (AM) e Guarujá (SP). Além disso, a Justiça determinou o sequestro de R$ 122 milhões em bens ligados ao grupo.
As investigações revelaram um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro liderado por um criminoso que, mesmo foragido na Colômbia com identidade falsa, comandava as operações. O grupo utilizava uma rede de “fintechs” (empresas de tecnologia financeira), empresas de fachada e sistemas de pagamento paralelos para movimentar os lucros do tráfico.
Segundo a polícia, mais de R$ 122 milhões circularam por meio de aplicativos, com menor fiscalização bancária. Parte desses valores era convertida em criptomoedas e enviada ao exterior, principalmente para a Colômbia, como pagamento a fornecedores de drogas.
A operação contou com o apoio de inteligência da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (SEAI) do Amazonas e com a cooperação de autoridades policiais colombianas.


Publicar comentário