Operação Shamar resulta na prisão de 297 Homens por violência contra a Mulher no Amazonas
Um balanço da Operação Shamar, divulgado nesta segunda-feira (8), revelou que 297 homens foram presos por crimes de violência contra a mulher em todo o estado do Amazonas durante o mês de agosto. A ação, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi executada no estado por uma força-tarefa que incluiu a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública.
Do total de prisões, 112 ocorreram em Manaus e 185 nos municípios do interior. Apenas na capital, as delegacias especializadas registraram 741 pedidos de medidas protetivas de urgência ao longo do período. Em todo o estado, mais de mil inquéritos policiais relacionados a crimes de violência doméstica foram instaurados.
A delegada Patrícia Leão, da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), destacou o sucesso da operação, que foi estruturada em três frentes: capacitação de profissionais, ações de repressão e monitoramento. A iniciativa contou com a participação de 29 instituições, incluindo órgãos de saúde, educação e do sistema de justiça, realizando ações presenciais em 41 municípios.
Além do trabalho repressivo, a operação teve um forte componente de prevenção e educação. Foram realizadas 404 palestras sobre a Lei Maria da Penha e distribuídos materiais informativos, alcançando mais de 52 mil pessoas. A Ronda Maria da Penha também intensificou seu trabalho, realizando cerca de 3 mil ações de fiscalização de medidas protetivas em 10 municípios do estado.

Publicar comentário