Operação da PF contra fraudes no INSS mira Sindicato de irmão de Lula
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (9), uma nova fase da “Operação Sem Desconto”, que investiga um esquema bilionário de descontos irregulares em aposentadorias. Um dos alvos da ação é o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), que tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Apesar de o sindicato ser um dos alvos, a PF esclareceu que Frei Chico não é investigado diretamente nesta fase da operação.
A ação cumpre 66 mandados de busca e apreensão em oito estados, incluindo o Amazonas, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo é aprofundar a apuração de crimes como inserção de dados falsos em sistemas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Segundo as investigações, o esquema teria causado um prejuízo superior a R$ 6,3 bilhões aos beneficiários do INSS entre 2019 e 2024. Relatórios do Coaf apontam que apenas o Sindnapi teria movimentado cerca de R$ 1,2 bilhão em seis anos.


Publicar comentário