O Amazonas registrou 431 novos processos judiciais por erro médico apenas no primeiro semestre de 2025

O Amazonas registrou 431 novos processos judiciais por erro médico apenas no primeiro semestre de 2025

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Somado a isso, um levantamento da Organização Nacional de Acreditação (ONA) aponta que o estado notificou 5.731 incidentes na assistência à saúde entre agosto de 2023 e julho de 2024, um cenário que acende um alerta sobre a segurança do paciente na região.

Os principais incidentes notificados no estado envolvem falhas processuais, como o uso inadequado de cateter venoso, lesões por pressão e outros erros durante o cuidado. Entre as ocorrências mais graves, que são consideradas evitáveis, estão a administração incorreta de medicamentos e a realização de cirurgias em locais errados do corpo. Em todo o Brasil, o número de ações judiciais no primeiro semestre ultrapassou 45 mil.

Segundo especialistas da Sociedade Brasileira para Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP), o volume de notificações na região Norte, embora pareça menor que em outras partes do país, pode indicar uma subnotificação e uma cultura de segurança ainda em desenvolvimento. “O sistema de notificação de incidentes é essencial para identificar pontos de melhoria e para que não se ocultem falhas”, afirma Paola, presidente da entidade.

Como resposta a este cenário, a SOBRASP lança nesta sexta-feira (15), em Manaus, sua primeira regional no país, com o objetivo de fortalecer as estratégias de qualificação e segurança do cuidado em todos os estados da região Norte. O evento de lançamento ocorrerá das 9h às 17h, no Hospital Check Up, em Adrianópolis, e será aberto a todos os profissionais de saúde. A iniciativa busca promover ações educativas e melhorias nos processos assistenciais para garantir um cuidado mais seguro à população.

Publicar comentário