Nova ponte entre Brasil e Paraguai ficará pronta em 2026
A maior e mais cara obra da Rota Bioceânica, uma ponte de mais de US$ 100 milhões que ligará Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta (Paraguai), está com 75% de sua construção concluída. Com previsão de entrega em 2026, a estrutura de 1.294 metros de extensão e 21 metros de largura será a terceira ligação entre os dois países.
A complexidade da obra, que inclui viadutos de acesso e um trecho estaiado com torres de 125 metros, exigiu a construção sobre áreas pantanosas. Além da ponte, estão em andamento obras de acesso que se estendem por 13 quilômetros, com um custo estimado em R$ 425 milhões. A expectativa é que, após a inauguração, a travessia seja utilizada por cerca de 250 caminhões diariamente.
A cidade de Porto Murtinho, com 15 mil habitantes, está se preparando para se tornar um importante hub logístico. O município já conta com um novo plano diretor para reorganizar sua infraestrutura e atrair investimentos, com a previsão de que sua população triplique com a chegada de novos profissionais e o aumento do fluxo de pessoas.
A obra representa uma mudança significativa para a região, transformando-a de um ponto final na logística nacional para um importante nó de conexões comerciais entre o Brasil e os países do Pacífico.


Publicar comentário