Falso médico que atuava com registro de outro profissional é preso em Manaus
Manaus/AM – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor), prendeu nesta quarta-feira (6) um médico que cedia seus plantões a um falso profissional de saúde em Manaus. O médico, Caio de Menezes L. V., 32, foi detido por supostamente permitir que um homem, que se passava por profissional da área, o substituísse em diversas unidades de saúde.
A prisão faz parte da Operação “Esculápio”, que investiga crimes de falsidade ideológica e exercício ilegal da medicina. O falso profissional, identificado como Carlos Henrique S. V., 26, já havia sido preso em uma operação anterior por exercer ilegalmente a profissão no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e em outras unidades de saúde da rede estadual.
De acordo com o delegado Denis Pinho, Caio de Menezes cedia seus plantões a Carlos Henrique, mesmo sabendo que ele não possuía qualificação para exercer a medicina. Em troca, ele recebia uma parte do pagamento pelos serviços. O esquema criminoso envolvia o uso de documentos falsos e a prática ilegal da profissão em detrimento da segurança e da saúde da população.
A investigação revelou que a dupla atuava em conluio, com o médico facilitando a atuação do falso profissional. Caio de Menezes foi indiciado por falsidade ideológica e exercício ilegal da medicina. Após os procedimentos na Deccor, ele será encaminhado para uma unidade prisional.
O delegado Denis Pinho alertou para a importância de fiscalizar a atuação de profissionais de saúde para garantir a segurança da população. O caso ressalta os perigos da prática ilegal da medicina e a irresponsabilidade de profissionais que agem em conluio com criminosos.


Publicar comentário