Lula critica ameaças de Trump à Venezuela e diz que “Traficantes são Vítimas dos Usuários também”
Em entrevista a jornalistas na Indonésia, nesta sexta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou as recentes ameaças do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, de intensificar ações militares contra o narcotráfico na Venezuela. Ao comentar o tema, Lula afirmou que o combate às drogas é uma responsabilidade compartilhada e que “traficantes são vítimas dos usuários também”.
A declaração foi uma resposta direta à postura de Trump, que anunciou a intenção de endurecer as operações no Caribe e ameaçou agir com “força letal” contra o tráfico, inclusive em território venezuelano.
“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes”, disse Lula, complementando que existe uma relação de troca no mercado de entorpecentes. “É preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga”.
O presidente brasileiro rebateu a fala de Trump sobre “matar as pessoas que estão trazendo drogas” para os EUA. “Você não fala que vai matar as pessoas. Você tem que prender, julgar, saber se a pessoa estava ou não traficando e punir de acordo com a lei. É o mínimo que se espera de um chefe de Estado”, criticou Lula.
As declarações ocorrem em um momento de alta tensão geopolítica entre Washington e Caracas. Enquanto Trump acusa o governo de Nicolás Maduro de envolvimento com o narcotráfico, Lula busca se posicionar como um mediador, defendendo soluções diplomáticas e políticas integradas para o problema. O presidente brasileiro continua sua viagem pela Ásia, onde há a expectativa de um encontro com o próprio Donald Trump.


Publicar comentário