IFood retoma operações com Drones em Sergipe após autorização inédita da ANAC

IFood retoma operações com Drones em Sergipe após autorização inédita da ANAC

O iFood anunciou a retomada e expansão de seu serviço de entregas por drones no estado de Sergipe. A operação, realizada em parceria com a empresa de logística aérea Speedbird Aero, foi viabilizada após a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) conceder a primeira autorização permanente do país para voos de drones de carga sobre áreas urbanas.

A rota otimizada conecta restaurantes do Shopping RioMar, em Aracaju, a condomínios em Barra dos Coqueiros, cidade vizinha. O drone cruza o rio Sergipe em um trajeto de menos de quatro quilômetros, reduzindo o tempo total de entrega para até 30 minutos. Por terra, o percurso levaria cerca de uma hora.

A nova fase da operação, que teve um projeto-piloto em 2021, contará com uma aeronave de maior capacidade, transportando até 5 kg por viagem, e poderá realizar até 280 pedidos por dia.

O modelo de entrega é multimodal: o drone realiza a travessia do rio, considerada a etapa mais complexa, e um entregador parceiro retira o pedido no ponto de pouso para finalizar a entrega na porta do cliente. Segundo o iFood, a tecnologia otimiza a logística e mantém os entregadores em rotas mais produtivas.

“A retomada e expansão do projeto em Aracaju é um marco não apenas para o iFood e a Speedbird, mas para todo o setor de mobilidade aérea no Brasil”, afirmou Manoel Coelho, CEO da Speedbird Aero.

Publicar comentário