Idoso é declarado morto duas vezes, mas ‘ressuscita’ a caminho do necrotério

Idoso é declarado morto duas vezes, mas ‘ressuscita’ a caminho do necrotério

Um caso extraordinário chocou a equipe médica e familiares em Itabuna, na Bahia. Um idoso de 72 anos, identificado como Damião José dos Santos, que teve a morte confirmada por dois médicos diferentes, voltou a apresentar sinais vitais momentos antes de ser levado pela funerária.

O paciente estava internado há oito dias com um quadro grave de pneumonia e, após cerca de uma hora sem sinais vitais e 15 minutos de tentativas de reanimação, foi declarado morto. A família já havia sido comunicada do falecimento e os preparativos para o funeral estavam em andamento.

No entanto, quando o corpo estava sendo preparado para remoção, a equipe do Hospital de Base percebeu que o idoso havia voltado a respirar. Ele foi imediatamente reencaminhado para a UTI e estabilizado. Surpreendentemente, após o ocorrido, sua dependência de aparelhos para respirar, que era total, caiu para apenas 20%.

O hospital classificou o evento como um raríssimo “fenômeno de Lázaro” ou “autorressuscitação”, um acontecimento incomum, mas documentado na literatura médica. Uma sindicância interna foi aberta e concluiu que não houve falha técnica ou ética por parte da equipe médica que atestou os óbitos.

Publicar comentário