Hospital Platão Araújo inaugura novo pronto atendimento “Fast Track” para agilizar atendimentos
O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, na zona leste de Manaus, iniciou nesta segunda-feira (27) o funcionamento de seu novo pronto atendimento. A unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) passa a adotar o modelo “Fast Track”, um fluxo rápido e específico para atender casos de baixa complexidade, com o objetivo de reduzir o tempo de espera e otimizar o atendimento de todos os pacientes.
O novo sistema se baseia no Protocolo de Manchester, um padrão internacional que classifica os pacientes por cores de acordo com a gravidade de seu quadro clínico.
Como Funciona o Novo Fluxo:
- Chegada e Triagem: Ao chegar, o paciente realiza um cadastro e passa pela triagem da enfermagem, onde é classificado por nível de risco.
- Casos de Baixa Complexidade (Pulseiras Verde e Azul): Pacientes com quadros mais simples são encaminhados para a área “Fast Track”. Nesse espaço, uma equipe médica vai até o paciente para realizar o atendimento, prescrever medicação ou realizar procedimentos, como curativos. A meta é que o atendimento seja resolvido em até uma hora.
- Casos Graves e Urgentes (Pulseiras Laranja e Amarela): Pacientes com quadros mais sérios são direcionados para setores especializados do hospital, recebendo prioridade para exames, diagnósticos e tratamentos mais complexos.
Segundo a secretária de Saúde, Nayara Maksoud, o modelo busca dar mais agilidade e qualidade ao serviço. “O Fast Track é um modelo que já é usado em outras unidades da rede e, no Platão Araújo, tem como diferencial a postura ativa da equipe indo até o paciente”, destacou.
A equipe de cada plantão de 12 horas será composta por sete médicos, seis enfermeiros e 12 técnicos de enfermagem, atuando de forma integrada para garantir a eficiência do novo fluxo.


Publicar comentário