Governo Trump detalha tarifaço ao Brasil e aumenta alíquota para Canadá e outros países

Governo Trump detalha tarifaço ao Brasil e aumenta alíquota para Canadá e outros países

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira, 31 de julho, uma ordem executiva que modifica e expande as “tarifas recíprocas” aplicadas a diversos países. O decreto inclui taxas sobre produtos de mais de 90 nações, com alíquotas que variam de 10% a 41%.

De acordo com uma autoridade americana que conversou com a BBC, a tarifa recíproca de 10% se mantém para o Brasil, a mesma aplicada ao Reino Unido, que recentemente fechou um acordo bilateral com os EUA. No entanto, o Brasil continua a ser a nação com a maior alíquota em certos produtos, enfrentando uma das tarifas mais elevadas no mundo, de 50% sobre alguns bens exportados.

O Canadá foi uma das nações mais impactadas pelas mudanças. Em resposta ao que a Casa Branca chamou de “contínua inação e retaliação” do país, a tarifa foi elevada de 25% para 35%. A nota oficial afirmou que o aumento foi necessário para “lidar efetivamente com a emergência existente”.

Outras nações também foram afetadas por essa nova rodada de tarifas, incluindo Síria, Israel e África do Sul, reforçando a política comercial agressiva do governo Trump.

Publicar comentário