EUA Impõem Tarifa de 35% a Produtos Canadenses a Partir de 1º de Agosto
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou a imposição de uma tarifa de 35% sobre as importações do Canadá, com vigência a partir de 1º de agosto de 2025. A medida, divulgada nesta quinta-feira (10), é justificada por Trump como uma resposta ao que ele descreveu como retaliação tarifária por parte do Canadá, em vez de uma colaboração com os Estados Unidos.
A tarifa de 35% será aplicada a todos os produtos canadenses exportados para os EUA, independentemente de quaisquer outras tarifas setoriais já existentes, como as impostas sobre aço ou automóveis, que são importantes exportações do Canadá para seu maior parceiro comercial. Em uma carta direcionada ao primeiro-ministro canadense, Mark Carney, e divulgada na rede social Truth Social, Trump alertou que as tarifas poderão ser ajustadas para mais ou para menos, dependendo da relação bilateral, especialmente se o Canadá auxiliar os EUA na contenção do fluxo de fentanil, uma droga sintética altamente viciante.
Este anúncio faz parte de uma série de 20 cartas semelhantes enviadas pelo presidente norte-americano a parceiros comerciais em todo o mundo desde a última segunda-feira (7). Trump também indicou planos de enviar correspondências similares à União Europeia (UE) e, na quarta-feira, já havia anunciado uma tarifa de 50% sobre as importações de cobre, também com início em 1º de agosto. Em 2024, os Estados Unidos importaram quase metade do cobre que consumiram, com a maioria das remessas proveniente do Chile e do Canadá.


Publicar comentário