Em visita à Indonésia, Lula confirma que disputará a reeleição em 2026

Em visita à Indonésia, Lula confirma que disputará a reeleição em 2026

Durante uma visita oficial a Jacarta, na Indonésia, nesta quinta-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que pretende se candidatar a um quarto mandato presidencial nas eleições de 2026. A declaração foi feita ao lado do presidente indonésio, Prabowo Subianto, após a assinatura de uma série de acordos de cooperação bilateral.

“Vou disputar um quarto mandato no Brasil. Digo isso porque ainda vamos nos encontrar muitas vezes”, afirmou Lula, ressaltando o desejo de fortalecer a longo prazo as relações entre os dois países.

Durante o encontro, os líderes assinaram memorandos de cooperação em áreas estratégicas como agricultura, energia, defesa, ciência e tecnologia. Lula destacou que o comércio entre Brasil e Indonésia, atualmente em US$ 6,5 bilhões, é “pouco” para duas nações que somam quase 500 milhões de habitantes. O presidente Prabowo Subianto afirmou que a parceria tem potencial para atingir US$ 20 bilhões nos próximos anos.

Ambos os presidentes também defenderam a possibilidade de realizar transações comerciais utilizando suas próprias moedas, a fim de reduzir a dependência do dólar.

Lula e Subianto ressaltaram ter posições em comum sobre importantes temas globais. “Nossos governos estão unidos contra o genocídio em Gaza e continuarão a defender a solução de dois Estados”, afirmou Lula.

Os presidentes também concordaram sobre a necessidade de uma reforma no Conselho de Segurança da ONU e sobre o papel do Brics na defesa dos interesses do Sul Global. Como gesto de aproximação, o líder indonésio anunciou que o ensino da língua portuguesa será incluído como prioritário no sistema educacional de seu país.

Publicar comentário