Em discurso na ONU, Lula fala sobre condenação de Bolsonaro e envia recado a líderes autoritários

Em discurso na ONU, Lula fala sobre condenação de Bolsonaro e envia recado a líderes autoritários

O presidente Lula (PT), em discurso na 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), mencionou a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro sem citá-lo nominalmente. Lula afirmou que um “ex-chefe de Estado foi condenado por atentar contra o Estado Democrático de Direito” e destacou que o julgamento ocorreu com o devido processo legal, um direito que ditaduras negam às suas vítimas.

O presidente usou o momento para enviar uma mensagem a líderes autoritários, ressaltando que a democracia e a soberania do Brasil não são negociáveis. Ele também criticou “medidas unilaterais impostas por potências estrangeiras” e “tentativas de interferir no Judiciário brasileiro”, acusando a extrema-direita de apoiar essa interferência externa.

O discurso de Lula acontece em meio a uma crise diplomática com os Estados Unidos. Um dia antes, o governo do presidente Donald Trump anunciou novas sanções contra autoridades brasileiras, após a condenação de Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. As sanções incluíram a revogação do visto do advogado-geral da União, Jorge Messias, e o bloqueio de bens de Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes, nos EUA. Essas medidas foram somadas a uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, imposta em retaliação à condenação.

Publicar comentário