Dólar cai e Bolsa bate novo recorde após declaração de Trump sobre Lula

Dólar cai e Bolsa bate novo recorde após declaração de Trump sobre Lula

O mercado financeiro brasileiro reagiu com forte alta nesta terça-feira (23), após notícias vindas de Nova York. O dólar caiu 1,10%, fechando a R$ 5,27, o menor patamar desde junho de 2024. O Ibovespa, principal índice da B3, avançou 0,91% e bateu seu oitavo recorde histórico, fechando aos 146.424,94 pontos.

A alta do mercado foi impulsionada por uma declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em seu discurso na Assembleia Geral da ONU. Ele anunciou que se reunirá com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, na próxima semana. A notícia surpreendeu os investidores, que acompanhavam com cautela o aumento das tensões diplomáticas entre os dois países.

Trump relatou ter tido uma “excelente química” com Lula em uma breve conversa nos bastidores da ONU. Esse gesto reduziu a percepção de risco diplomático e abriu espaço para um fluxo comprador em ativos brasileiros. As tensões entre Brasil e EUA vinham crescendo, marcadas pela imposição de tarifas de 50% sobre exportações brasileiras e a reação americana à condenação de Jair Bolsonaro pelo STF.

Publicar comentário