Coreia do Norte Afirma Apoio Total à Rússia na Guerra da Ucrânia

Coreia do Norte Afirma Apoio Total à Rússia na Guerra da Ucrânia

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reiterou o “total apoio” de seu país à Rússia no conflito na Ucrânia, durante um encontro com o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov. A informação foi divulgada neste domingo (13) pela agência de notícias estatal KCNA, destacando o aprofundamento das relações bilaterais entre as duas nações em meio à invasão russa à Ucrânia.

A visita oficial de Lavrov à Coreia do Norte é a mais recente de uma série de reuniões de alto nível entre autoridades de Moscou e Pyongyang. A Coreia do Norte já é reconhecida por ter fornecido armas e enviado milhares de tropas para apoiar a ofensiva russa, especialmente na região de Kursk, com o objetivo de expulsar as forças ucranianas.

O encontro entre Kim e Lavrov ocorreu no sábado (12) em Wonsan, uma cidade na costa leste do país, onde um vasto complexo turístico recém-inaugurado visa atrair visitantes russos. Lavrov chegou a postar um vídeo em seu canal no Telegram, onde aparece abraçando Kim, e elogiou o projeto turístico, afirmando esperar que “seja popular não apenas entre os cidadãos locais, mas também entre os russos”.

Durante a reunião, Kim Jong-un expressou a Lavrov que a Coreia do Norte está “pronta para apoiar e encorajar incondicionalmente todas as medidas tomadas pela liderança russa para abordar as causas profundas da crise ucraniana”. O líder norte-coreano manifestou ainda sua “firme convicção de que o exército e o povo russos certamente alcançarão a vitória, cumprindo a causa sagrada da dignidade e dos interesses essenciais do país”.

Os dois também discutiram “questões importantes para implementar fielmente os acordos alcançados nas históricas negociações da cúpula RPDC-Rússia em junho de 2024”, referindo-se ao nome oficial da Coreia do Norte, República Popular Democrática da Coreia. Nos últimos anos, a cooperação militar entre os dois países tem se fortalecido, culminando na assinatura de um acordo de defesa mútua durante a visita do presidente russo, Vladimir Putin, à Coreia do Norte no ano passado.

Publicar comentário