CCJ do Senado aprova projeto que garante gratuidade para Bagagem de Mão de até 10 kg

CCJ do Senado aprova projeto que garante gratuidade para Bagagem de Mão de até 10 kg

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (22), o Projeto de Lei (PL) 120/2020, que garante o transporte gratuito de bagagens de mão de até 10 quilos em voos domésticos e internacionais. A proposta agora segue para votação na Câmara dos Deputados.

O projeto, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), altera o Código Brasileiro de Aeronáutica para proibir as companhias aéreas de cobrarem taxas por malas de mão que se enquadrem no peso e nas dimensões padronizadas.

De acordo com o texto, caso o compartimento superior da cabine esteja lotado, a empresa aérea terá a obrigação de despachar a bagagem do passageiro sem nenhum custo adicional.

A medida visa reverter uma brecha criada por uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de 2016, que permitiu às companhias aéreas cobrarem por esse serviço. Segundo o relator do projeto, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), a aprovação da lei cria uma solução definitiva para a questão, evitando que o consumidor fique sujeito a regras que podem variar conforme as políticas das empresas.

Publicar comentário