Amazonas registra aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Amazonas registra aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

O Amazonas está entre os oito estados brasileiros que apresentaram um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo o mais recente boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (25).

De acordo com o levantamento, o crescimento no estado tem sido impulsionado principalmente pela circulação do rinovírus, que afeta majoritariamente crianças e adolescentes, e pelo vírus sincicial respiratório (VSR), com maior incidência em crianças de até dois anos de idade.

Além do Amazonas, também registraram alta nos casos o Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Piauí. Em várias dessas regiões, os pesquisadores observam uma onda atípica de influenza A. A Covid-19, por sua vez, segue em crescimento em estados como Minas Gerais e Goiás.

No cenário nacional, o Brasil já notificou 180.830 casos de SRAG em 2025. Dentre os casos com resultado laboratorial positivo, os principais vírus identificados são o VSR (43,1%), o rinovírus (26,9%), a influenza A (23,6%) e o Sars-CoV-2 (7,6%).

Publicar comentário