Em resposta à Rússia, Trump ordena retomada de testes de Armas Nucleares pelos EUA

Em resposta à Rússia, Trump ordena retomada de testes de Armas Nucleares pelos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (29) que determinou a retomada “imediata” dos testes de armas nucleares do país. A ordem é uma resposta direta à escalada militar da Rússia, que confirmou no mesmo dia ter testado com sucesso um drone submarino com capacidade nuclear.

A decisão de Trump foi comunicada através de sua plataforma, a Truth Social. “Por causa dos programas de testes de outros países, instruí o Departamento da Guerra a iniciar testes com nossas armas nucleares em igualdade de condições”, escreveu o presidente americano.

Trump reforçou a capacidade nuclear dos EUA, afirmando que o país possui mais armas do que qualquer outra nação e destacou os investimentos em modernização do arsenal. Ele acrescentou que “a Rússia está em segundo lugar e a China está muito atrás, mas vai se igualar em cinco anos”.

Escalada de Tensão

A medida representa um acirramento significativo na tensão geopolítica global. A determinação de Trump ocorre horas depois de o presidente russo, Vladimir Putin, desafiar as advertências de Washington ao anunciar o teste bem-sucedido do drone submarino “Poseidon”.

Este foi o segundo anúncio de teste de uma arma estratégica russa em menos de uma semana. No último domingo, Putin já havia comemorado o teste final do míssil de cruzeiro de propulsão nuclear “Burevestnik”, descrito como tendo “alcance ilimitado” e capacidade de evadir sistemas de defesa. Ambos os armamentos fazem parte de um conjunto de armas ultramodernas que a Rússia vem desenvolvendo desde 2018 como contraponto ao poderio militar dos Estados Unidos.

Publicar comentário