Putin anuncia teste de Drone Submarino Nuclear e aumenta tensão com os EUA
O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou nesta quarta-feira (29) que a Rússia realizou com sucesso um teste com o “Poseidon”, um drone submarino não tripulado com capacidade nuclear. A declaração agrava a tensão militar com os Estados Unidos, dias após o país ter testado um míssil de cruzeiro também com capacidade nuclear.
“Ontem foi realizado outro teste com outro sistema promissor: o dispositivo submarino não tripulado ‘Poseidon'”, afirmou Putin, descrevendo o drone como praticamente impossível de ser interceptado devido à sua velocidade e à profundidade em que opera.
O anúncio é um desafio direto às advertências do presidente norte-americano, Donald Trump, que criticou o recente teste do míssil de cruzeiro “Burevestnik”. Em resposta à escalada russa, Trump anunciou que instruiu o Departamento de Defesa a retomar os testes de armas nucleares dos EUA “em igualdade de condições”.
Sobre o Drone Poseidon
- Capacidade: Projetado para dissuasão nuclear, é movido por um reator nuclear próprio.
- Características: Segundo fontes militares russas, o drone pode operar a mais de um quilômetro de profundidade e atingir velocidades de até 70 nós (cerca de 130 km/h), tornando-o invisível para os sistemas de detecção atuais.
- Lançamento: A previsão é que o Poseidon seja equipado no submarino nuclear “Belgorod”, que entrou em operação em julho de 2022.
O desenvolvimento do Poseidon, juntamente com outras armas ultramodernas, foi revelado por Putin em 2018 como uma resposta estratégica às ameaças percebidas dos Estados Unidos e seus sistemas de defesa.


Publicar comentário