Vazamento gigante expõe 183 milhões de contas do Gmail, Outlook e Yahoo
Um vazamento de dados expôs as informações de login de pelo menos 183 milhões de contas de usuários de grandes serviços como Gmail, Outlook e Yahoo. O alerta foi emitido pela plataforma de monitoramento de segurança digital “Have I Been Pwned”, que identificou a falha originalmente em abril, mas recentemente descobriu que o número de vítimas era 16,4 milhões maior do que o estimado, afetando pessoas em todo o mundo.
O roubo das credenciais aconteceu por meio de “Infostealers”, programas maliciosos desenvolvidos para infectar computadores e capturar informações pessoais. Após a infecção do dispositivo, o malware age de forma silenciosa, registrando os dados de acesso (logins e senhas) que a vítima digita em sites de e-mail, lojas virtuais e outros serviços, entregando-os diretamente aos criminosos.
O impacto direto para o usuário é a alta vulnerabilidade a invasões, fraudes e uso indevido de suas contas, que muitas vezes servem como porta de entrada para outros serviços digitais. Diante desse cenário, o próximo passo crucial e imediato para se proteger é a alteração das senhas, principalmente em serviços que compartilham as mesmas credenciais, evitando que o problema se espalhe.
Apesar de o Google ter confirmado a atualização no banco de dados da plataforma de monitoramento, a empresa fez questão de esclarecer que “nem todas as 183 milhões de contas comprometidas pertencem ao Gmail”, reforçando a amplitude do ataque. O fato sublinha a recomendação universal dos especialistas: “alterar suas senhas imediatamente sempre que houver suspeita de vazamento, a fim de evitar invasões e uso indevido das contas.”


Publicar comentário