Alckmin: Pedimos que tarifa de 40% seja suspensa já durante a negociação
O governo brasileiro solicitou formalmente aos Estados Unidos a suspensão da sobretaxa de 40% aplicada a produtos nacionais como um gesto de boa-fé para o avanço das negociações comerciais entre os dois países. A informação foi confirmada no domingo (12) pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin.
O pedido foi feito diretamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a conversa por telefone com o presidente Donald Trump, no último dia 6 de outubro. “O pedido do presidente Lula para o presidente Trump foi que, enquanto negocia, suspende os 40%. Esse foi o pleito”, afirmou Alckmin.
Desde a conversa entre os líderes, um canal diplomático foi estabelecido. O secretário de Estado americano, Marco Rubio, foi designado por Trump para conduzir as tratativas com uma equipe brasileira formada por Alckmin, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o chanceler Mauro Vieira.
Um encontro presencial entre Vieira e Rubio está agendado para a próxima sexta-feira, dia 17, em Washington. Na pauta, além da suspensão das tarifas, estarão outras medidas restritivas aplicadas pelos EUA a autoridades brasileiras.
Segundo o governo, cerca de 34% dos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos estão sendo diretamente impactados pela sobretaxa.


Publicar comentário