Exportação de Carne Bovina do Brasil bate novo recorde apesar de “Tarifaço” dos EUA

Exportação de Carne Bovina do Brasil bate novo recorde apesar de “Tarifaço” dos EUA

As exportações de carne bovina do Brasil atingiram um novo recorde em setembro, mesmo diante da imposição de tarifas mais altas pelos Estados Unidos. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o país exportou 314,7 mil toneladas do produto, um volume 25,1% maior que o registrado no mesmo mês em 2024. O resultado supera o recorde anterior, de 276,9 mil toneladas, alcançado em julho deste ano.

O desempenho positivo reflete a diversificação dos destinos de exportação, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec). Houve um aumento significativo nos embarques para países como México e China, que se mantém como a principal compradora da proteína brasileira.

Em agosto, os Estados Unidos elevaram as tarifas sobre a carne bovina brasileira para 76,4%, adicionando uma sobretaxa de 50% às taxas já existentes. Apesar desse aumento expressivo, parte das vendas para os EUA foi mantida devido à competitividade e aos contratos já firmados com frigoríficos nacionais.

Especialistas avaliam que a forte demanda asiática e a expansão para novos mercados compensaram a redução momentânea nos embarques para os EUA. Além disso, outros grandes exportadores enfrentam queda na produção, o que favoreceu o Brasil. O comércio global de carne bovina está em processo de reorganização, e o Brasil está consolidando ainda mais sua posição como o maior exportador mundial.

Publicar comentário