Pix ganha “Botão de Contestação” para bloqueio rápido em casos de Golpes e Fraudes

Pix ganha “Botão de Contestação” para bloqueio rápido em casos de Golpes e Fraudes

A partir desta quarta-feira (1º), os usuários do Pix passam a contar com um novo recurso de segurança para combater golpes e fraudes. O Banco Central implementou o “botão de contestação”, uma ferramenta que permite ao usuário registrar uma reclamação imediata caso tenha sido vítima de um crime.

A nova função, disponível diretamente nos aplicativos dos bancos, tem como objetivo agilizar o bloqueio de valores em contas suspeitas e aumentar as chances de a vítima recuperar o dinheiro. O recurso, no entanto, não se aplica a erros operacionais ou arrependimento na transação, sendo restrito a casos de fraude, golpe ou coação.

Como Funciona:

  1. Ao identificar uma transação fraudulenta, o usuário aciona o “botão de contestação” no extrato de sua conta.
  2. A notificação é enviada instantaneamente ao banco do recebedor, que poderá bloquear os valores caso ainda estejam na conta.
  3. As instituições financeiras terão até sete dias para analisar o caso.
  4. Se a fraude for confirmada, o dinheiro será devolvido à conta da vítima em até 11 dias após a contestação.

A medida faz parte do Mecanismo Especial de Devolução (MED) e busca fortalecer a proteção dos consumidores contra a ação de criminosos que utilizam o sistema de pagamentos instantâneos.

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