EUA Inicia Paralisação (“Shutdown”) por falta de acordo Orçamentário
O governo dos Estados Unidos iniciou uma paralisação de suas atividades (“shutdown”) nesta quarta-feira (1º), após o Congresso e o presidente Donald Trump não chegarem a um acordo sobre o orçamento federal. A falta de consenso, centrada em exigências democratas por mais verbas para a saúde, força a interrupção de diversos serviços públicos e deixa centenas de milhares de funcionários sem pagamento.
Esta é a primeira paralisação federal em quase sete anos. O impasse ocorreu porque os republicanos, que propuseram uma extensão temporária do financiamento para continuar as negociações, não conseguiram os votos necessários do Partido Democrata no Senado. Os democratas condicionaram seu apoio à restituição de fundos para programas de saúde, como o “Obamacare”.
Consequências e Reações
O presidente Donald Trump culpou os democratas pela paralisação e ameaçou cortar programas de interesse do partido e demitir funcionários públicos como retaliação. “Estaríamos demitindo muitas pessoas que serão muito afetadas. E são democratas, vão ser os democratas”, declarou Trump na Casa Branca.
O “shutdown” afetará diversas agências e departamentos federais. Estima-se que cerca de 750 mil funcionários possam ficar em situação de desemprego parcial. Serviços considerados essenciais, como o exército, o correio e a previdência social, continuarão funcionando normalmente.
A paralisação ocorre em um momento politicamente sensível, com a proximidade das eleições legislativas de meio de mandato, em novembro de 2026. Analistas econômicos preveem que cada semana de paralisação pode reduzir o crescimento do PIB dos EUA em 0,2 ponto percentual. O último “shutdown”, ocorrido entre 2018 e 2019, durou 35 dias.


Publicar comentário