Edson Fachin assume presidência do STF nesta segunda-feira (29)

Edson Fachin assume presidência do STF nesta segunda-feira (29)

O ministro Edson Fachin toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta segunda-feira (29), em cerimônia marcada para as 16h. Ele comandará a mais alta Corte do país pelos próximos dois anos, sucedendo o ministro Luís Roberto Barroso. O novo vice-presidente será o ministro Alexandre de Moraes.

A eleição de Fachin ocorreu de forma simbólica, seguindo o tradicional critério de antiguidade do Tribunal, que designa para o comando o ministro mais antigo que ainda não ocupou o cargo. Fachin era o atual vice-presidente da Corte.

A cerimônia contará com a presença de altas autoridades, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre. Seguindo seu perfil discreto, o novo presidente dispensou a tradicional festa de posse.

A expectativa é que a gestão de Fachin seja marcada pela condução de julgamentos de grande impacto social, evitando embates políticos. Já na primeira sessão sob seu comando, na próxima quarta-feira (1º/10), o STF iniciará o julgamento sobre o reconhecimento de vínculo empregatício para motoristas e entregadores de aplicativos, um tema de ampla repercussão nacional.

Publicar comentário