Ibama conclui última etapa de testes para exploração de petróleo na Foz do Amazonas

Ibama conclui última etapa de testes para exploração de petróleo na Foz do Amazonas

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou a Avaliação Pré-Operacional (APO) da Petrobras para a exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas, no litoral do Amapá. A aprovação desta etapa é considerada o último pré-requisito técnico antes da emissão da licença definitiva para a perfuração na região.

O teste, realizado em agosto, simulou a capacidade da Petrobras de executar seus planos de emergência em caso de vazamento de óleo em águas profundas. A operação envolveu mais de 400 profissionais, além de uma sonda de perfuração, embarcações especializadas, helicópteros e um avião, testando a resposta a acidentes e a proteção da fauna local.

Apesar da aprovação, o parecer técnico do Ibama determinou a necessidade de ajustes nos planos, incluindo a realização de um novo simulado focado especificamente na proteção de animais. Contudo, essa exigência não impede a continuidade do processo de licenciamento.

A área, conhecida como Margem Equatorial, é vista pelo setor petrolífero como uma nova fronteira de grande potencial produtivo. O bloco em questão (FZA-M-59) está localizado a 175 km da costa do Oiapoque. O projeto, no entanto, enfrenta forte oposição de ambientalistas, que alertam para os riscos à biodiversidade da região e apontam uma contradição com as metas de transição energética do país.

Publicar comentário