Refinarias chinesas compram petróleo do Brasil

Refinarias chinesas compram petróleo do Brasil

Duas refinarias independentes chinesas, Qicheng Petrochemical e Qirun Petrochemical, compraram petróleo bruto do Brasil e da África Ocidental para suas unidades recém-adquiridas na província de Shandong, no leste do país. A notícia foi confirmada por quatro fontes comerciais.

As refinarias, conhecidas como teapots, adquiriram uma refinaria falida da estatal Sinochem que estava fechada desde o ano passado. As usinas, que antes pertenciam ao Zhenghe Group e Huaxing Petrochemical, receberam uma cota de importação de petróleo bruto de aproximadamente 26 milhões de barris para o restante de 2025 após a venda.

  • Qicheng Petrochemical comprou dois milhões de barris de petróleo Tupi brasileiro para a usina Zhenghe, com entrega prevista para novembro. As cargas foram vendidas pela Unipec através da Zhenhua Oil e da CNOOC.

O governo de Shandong pediu às refinarias que reiniciassem as operações em setembro para apoiar o crescimento industrial local. No entanto, ainda não está claro quando as usinas de Zhenghe e Huaxing retomarão as operações, devido às margens de refino reduzidas e à demanda fraca por combustível na China.

Publicar comentário