MP deflagra 2ª fase da Operação Militia e prende dois por esquema de Extorsão e Lavagem de dinheiro
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), a segunda fase da “Operação Militia”, resultando na prisão de dois indivíduos e no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão. As ações ocorreram simultaneamente em Manaus e no município de Borba (a 151 quilômetros da capital).
A operação visa desarticular uma organização criminosa especializada em extorsão e lavagem de dinheiro. De acordo com as investigações do MPAM, o grupo utilizava um método sofisticado para ocultar a origem ilícita dos valores, abrindo contas bancárias com o uso de documentos e identidades de terceiros, sem o conhecimento das vítimas.
O aprofundamento das investigações revelou que os criminosos chegaram a utilizar indevidamente o nome de um perito da Polícia Civil do Amazonas para abrir uma das contas fraudulentas, que era então usada para movimentar o dinheiro obtido através das extorsões.
A ação de hoje representa um desdobramento da primeira fase da operação e reforça o compromisso do Ministério Público no combate ao crime organizado no estado. Os presos serão interrogados e o material apreendido durante as buscas será periciado para fortalecer o conjunto de provas contra a organização. O MPAM informou que mais detalhes sobre o caso serão divulgados à medida que a investigação avançar.


Publicar comentário