Nova Ministra da Saúde da Suécia desmaia em primeira coletiva de imprensa
A recém-empossada Ministra da Saúde da Suécia, Elisabet Lann, protagonizou um episódio inusitado nesta terça-feira (9) ao desmaiar durante sua primeira coletiva de imprensa oficial no cargo. O mal-estar ocorreu em Estocolmo, logo após a ministra concluir seu discurso de apresentação ao lado de outros membros do novo gabinete de governo.
Lann caiu subitamente ao chão, recebendo prontamente os primeiros socorros de assessores e jornalistas presentes no local. Após alguns minutos, a ministra recuperou-se, retornou ao púlpito e esclareceu que o desmaio foi causado por uma queda de glicose no sangue, assegurando a todos: “Estou bem agora”. Posteriormente, um comunicado oficial do governo sueco confirmou que a titular da pasta da Saúde encontra-se em condição estável e sem qualquer risco.
O incidente marcou a estreia de Elisabet Lann, que assume uma das pastas mais importantes do governo de coalizão liderado pelo primeiro-ministro Ulf Kristersson. Membro do partido Democratas-Cristãos (KD), Lann era vereadora em Gotemburgo antes de sua nomeação para o cargo nacional. Ela substitui Acko Ankarberg Johansson, que renunciou na semana passada para se candidatar ao Parlamento.
A área da saúde é uma das principais prioridades para os Democratas-Cristãos, que têm como promessa de governo a redução das longas filas de espera no sistema de saúde sueco, um desafio persistente apesar dos altos investimentos no setor. O episódio, embora um susto, não ofuscou o início dos trabalhos da nova ministra em sua desafiadora missão.

Publicar comentário