Dólar tem leve alta enquanto julgamento de Bolsonaro é retomado

Dólar tem leve alta enquanto julgamento de Bolsonaro é retomado

O dólar registrava uma leve alta em relação ao real na manhã desta terça-feira (9), com o mercado financeiro operando com cautela diante da retomada do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). O cenário doméstico de aversão ao risco se sobrepõe ao comportamento misto da moeda norte-americana no exterior.

Por volta das 9h23, o dólar à vista avançava 0,26%, cotado a R$ 5,4320 na venda. No mercado futuro, o contrato de primeiro vencimento subia 0,11%, para R$ 5,4575.

O principal foco dos investidores é o julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, que foi reiniciado hoje com o voto do ministro relator, Alexandre de Moraes. A principal preocupação do mercado não é o veredito em si, mas as possíveis reações do governo dos Estados Unidos. Agentes financeiros temem que uma condenação possa levar a novas sanções comerciais por parte do presidente Donald Trump, que já havia imposto uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, citando o julgamento como uma das razões.

No cenário internacional, os investidores continuam a precificar o início de um ciclo de cortes de juros pelo Federal Reserve (o banco central dos EUA) na próxima semana. No entanto, nesta manhã, o dólar apresentava sinais mistos contra as principais moedas globais, com leve alta no índice DXY, que mede sua força frente a uma cesta de divisas.

O Banco Central do Brasil tem agendado para as 11h30 de hoje um leilão de até 40.000 contratos de swap cambial, visando a rolagem de vencimentos futuros.

Publicar comentário