Governo inaugura em Manaus Centro de Cooperação Policial Internacional para a Amazônia

Governo inaugura em Manaus Centro de Cooperação Policial Internacional para a Amazônia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, na manhã desta segunda-feira (8), o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI-Amazônia), em Manaus. A nova estrutura, sediada na Superintendência da Polícia Federal no Amazonas, funcionará como um hub de inteligência e operações conjuntas entre o Brasil e outros sete países amazônicos para combater o crime organizado na região.

O centro representa um passo estratégico para fortalecer a segurança na Bacia Amazônica, integrando as forças policiais de Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, além da França (representando a Guiana Francesa), em um esforço unificado. A iniciativa contará com o apoio de organismos internacionais como a Interpol e a Ameripol, focando no combate a crimes transnacionais, como narcotráfico, garimpo ilegal, desmatamento e outros delitos ambientais.

Durante a cerimônia de inauguração, que contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, o presidente Lula destacou que a proteção da Amazônia é uma responsabilidade compartilhada e crucial para o equilíbrio climático do planeta. Ele ressaltou que o centro simboliza a união dos países para impedir que a floresta seja dominada por facções criminosas.

A criação do CCPI-Amazônia é um dos principais desdobramentos da Declaração de Belém, assinada durante a Cúpula da Amazônia em 2023. Na prática, policiais dos países membros atuarão lado a lado em Manaus, compartilhando informações e coordenando operações de forma ágil e integrada para proteger a maior floresta tropical do mundo.

Publicar comentário