Voo de Chefe da União Europeia sofre interferência de GPS, suspeita recai sobre a Rússia

Voo de Chefe da União Europeia sofre interferência de GPS, suspeita recai sobre a Rússia

Um incidente envolvendo a aeronave que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no último domingo, 31 de agosto, levantou sérias preocupações sobre segurança aérea e interferência eletrônica na Europa Oriental. O avião sofreu um bloqueio em seu sistema de GPS enquanto se aproximava de Plovdiv, na Bulgária, com suspeitas de que a ação tenha sido causada pela Rússia.

De acordo com uma porta-voz da União Europeia, que confirmou o ocorrido nesta segunda-feira (1º), os sistemas de navegação eletrônica da aeronave ficaram inoperantes, forçando os pilotos a sobrevoar a região por aproximadamente uma hora antes de realizarem um pouso manual, utilizando mapas impressos como guia. Autoridades aeroportuárias e de tráfego aéreo da Bulgária confirmaram que “todo o sistema de GPS da região saiu do ar”, classificando o episódio como uma “interferência inegável”.

O incidente ocorre em uma área de relevância geopolítica, já que Bulgária e Rússia são nações banhadas pelo Mar Negro, região onde atividades de interferência eletrônica têm sido relatadas com frequência. Em resposta às suspeitas, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, negou categoricamente qualquer envolvimento do governo russo no bloqueio do sinal de GPS. O caso está sendo investigado pelas autoridades europeias competentes.

Publicar comentário