Operação Alvorada Verde destrói 8 Mil Pés de Maconha em cultivos ilegais no Amazonas
A Polícia Federal deflagrou, entre os dias 26 e 28 de agosto, a “Operação Alvorada Verde”, resultando na destruição de aproximadamente 8 mil pés de maconha localizados em plantações clandestinas no interior do Amazonas. A ação ocorreu em áreas de mata fechada ao longo dos rios Abacaxis, no município de Nova Olinda do Norte, e Curuçá, em Maués, representando um significativo golpe contra o narcotráfico na região.
A investigação, que culminou na operação, foi iniciada com base em denúncias e em um aprofundado trabalho de inteligência da Polícia Federal. A ofensiva contou com o apoio logístico e operacional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Força Nacional, além de marcar o emprego inaugural do novo helicóptero da PF no estado, o que foi crucial para o acesso às áreas remotas.
Segundo a Polícia Federal, a operação possui um caráter tanto preventivo quanto repressivo, sendo a primeira desta natureza realizada na área nos últimos anos. Os cultivos ilegais representavam uma séria ameaça às comunidades ribeirinhas e indígenas da região, que estavam expostas à violência e à degradação ambiental associadas à atividade criminosa. Os responsáveis pelas plantações clandestinas são investigados pelos crimes de tráfico de drogas e desmatamento, cujas penas somadas podem alcançar até 15 anos de reclusão.



Publicar comentário