Com orçamento de R$ 5,1 Bilhões, novo programa ‘Gás do Povo’ substituirá Vale-Gás com entrega direta de Botijões
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou para a próxima quinta-feira, 4 de setembro, o lançamento oficial do programa social “Gás do Povo”, uma iniciativa que reformula e amplia o atual Vale-Gás. Com uma previsão de beneficiar 15,5 milhões de famílias e viabilizar a distribuição de 58 milhões de botijões em 2026, o programa será apresentado em uma solenidade em Belo Horizonte (MG).
A principal alteração em relação ao modelo vigente é a forma de concessão do benefício. Em vez do pagamento em dinheiro, que poderia ser utilizado para outras finalidades, o novo formato garantirá a retirada direta e gratuita de um botijão de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) por família. Serão elegíveis as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita mensal de até meio salário mínimo, assegurando que o auxílio seja destinado exclusivamente à sua finalidade. As revendedoras credenciadas receberão um valor de referência pago pelo governo de forma regionalizada.
A iniciativa é considerada pelo Palácio do Planalto como um programa de grande apelo social e eleitoral para 2026, e seu nome foi escolhido para se associar a outro projeto do governo, o “Luz do Povo”, que expandiu a tarifa social de energia elétrica. Para garantir sua execução, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026 deverá incluir uma previsão de R$ 5,1 bilhões para custear o “Gás do Povo”.

Publicar comentário