Governo anuncia TV 3.0, que promete trazer navegação do celular para a tela da televisão aberta
O Governo Federal oficializou nesta quarta-feira (27) a implantação da TV 3.0, um novo padrão tecnológico que promete revolucionar a televisão aberta no Brasil ao integrar a transmissão tradicional com a internet. A iniciativa, anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, visa proporcionar uma significativa melhora na qualidade de som e imagem, além de agregar uma vasta gama de recursos interativos.
Conforme o cronograma divulgado pelo Ministério das Comunicações, a fase preparatória para a adaptação das emissoras deverá ser concluída até o final de 2025, com o início das primeiras transmissões da TV 3.0 previsto para o primeiro semestre de 2026 nas grandes capitais. A expansão para todo o território nacional será um processo gradual, estimado em até 15 anos. Para o público, o acesso à nova tecnologia em aparelhos de televisão atuais exigirá a aquisição de um conversor, que ainda será desenvolvido, embora não seja necessária a troca imediata das antenas.
A nova geração da TV aberta oferecerá ao público uma qualidade de imagem superior, em 4K e 8K, som imersivo e recursos como a possibilidade de retroceder em programas ao vivo e buscar informações sobre produtos exibidos na tela. A adesão ao sistema não será obrigatória para as emissoras, mas a expectativa do setor é alta, pois a interatividade é vista como uma ferramenta crucial para estancar a contínua perda de receita publicitária para as plataformas digitais da internet.
O decreto que institui a TV 3.0 adota o padrão tecnológico ATSC 3.0 e também cria a Plataforma Comum de Comunicação Pública e Governo Digital, que integrará conteúdos e aplicações dos três Poderes em um ambiente digital acessível pela nova televisão. O governo enquadra a medida como um avanço para a soberania nacional em tecnologia e um meio de democratizar o setor. Caberá agora à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizar o planejamento das faixas de frequência para garantir a transição.

Publicar comentário