Assembleia cria força-tarefa para investigar tarifas e cancelamentos de voos no AM

Assembleia cria força-tarefa para investigar tarifas e cancelamentos de voos no AM

O deputado estadual Sinésio Campos (PT) anunciou a criação de um grupo de trabalho para investigar e cobrar soluções para a crise na aviação regional do Amazonas. A decisão é um desdobramento de uma audiência pública, proposta pelo parlamentar e realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que reuniu setor aéreo, órgãos públicos e sociedade civil para debater as altas tarifas, os constantes cancelamentos de voos e a precária infraestrutura aeroportuária no interior do estado.

Durante o debate, Sinésio Campos criticou duramente as companhias aéreas, afirmando que elas recebem incentivos fiscais do governo do estado para baratear o combustível, mas não cumprem as contrapartidas de garantir um serviço regular e acessível. “A Azul, por exemplo, tem uma taxa de cancelamento de 62% dos voos”, denunciou o deputado.

O parlamentar citou como exemplo as tarifas abusivas praticadas durante o Festival de Parintins e ressaltou que a aviação é um serviço essencial para milhares de amazonenses em municípios sem acesso terrestre.

O grupo de trabalho terá 60 dias para consolidar os dados levantados na audiência e as denúncias contra as empresas. Ao final do prazo, um documento conjunto com um plano de ação e cobranças será elaborado e encaminhado ao Ministério de Portos e Aeroportos, em Brasília, para que o governo federal intervenha na questão.

Publicar comentário