Níveis dos rios da Amazônia baixam dentro do esperado, e chuvas no Solimões afastam riscos
O processo de vazante nos principais rios da Bacia Amazônica segue dentro da normalidade para esta época do ano, conforme aponta o mais recente Boletim de Monitoramento Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB). Em Manaus, o Rio Negro atingiu a marca de 28,03 metros na última quarta-feira (13), mantendo seu ritmo de descida.
De acordo com o pesquisador do SGB, André Martinelli, apesar da redução contínua nos níveis de todos os rios monitorados na bacia, como o Rio Branco em Roraima (4,62 metros) e o Rio Madeira em Rondônia (4,65 metros), as medições estão dentro da faixa esperada.
Um destaque positivo no boletim foi a situação do Rio Solimões em Tabatinga (AM). Chuvas recentes na cabeceira do rio fizeram com que o ritmo de descida diminuísse, afastando a preocupação de uma vazante mais severa que se desenhava na semana anterior. “A chuva alterou um pouco o comportamento da intensidade de descida e há até uma boa possibilidade de ocorrência de repiquete, ou seja, que o nível suba um pouco”, explicou o pesquisador.
O monitoramento contínuo dos rios é realizado por estações da Rede Hidrometeorológica Nacional, operadas em sua maioria pelo SGB, e os dados são essenciais para a prevenção de desastres e a gestão dos recursos hídricos na região.

Publicar comentário