Pedido de Impeachment de Alexandre de Moraes no Senado precisa de apenas mais uma assinatura

Pedido de Impeachment de Alexandre de Moraes no Senado precisa de apenas mais uma assinatura

O líder da oposição no Congresso Nacional, deputado Luciano Zucco (PL-RS), afirmou nesta quarta-feira (6) que está a um passo de protocolar um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Zucco, faltava apenas uma assinatura para atingir as 41 necessárias no Senado para que o documento seja formalmente apresentado.

A iniciativa, também apoiada pelo deputado Nikolas Ferreira, é uma resposta aos que os parlamentares consideram “sucessivos abusos de autoridade” por parte de Moraes, especialmente no que classificam como perseguição política a adversários do governo federal. Eles têm pressionado outros congressistas a se posicionarem diante do que veem como um “desequilíbrio entre os Poderes”.

Caso o pedido seja protocolado e admitido pela presidência do Senado, será a primeira vez que a Casa analisará um processo de impeachment contra um ministro do STF, um fato inédito na história recente da República. A tramitação, no entanto, depende exclusivamente da decisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que ainda não se manifestou publicamente sobre o assunto.

Publicar comentário