Mutirão no Centro de Manaus notifica diversas lojas por ocupação irregular de calçadas

Mutirão no Centro de Manaus notifica diversas lojas por ocupação irregular de calçadas

A Prefeitura de Manaus iniciou a operação “Mutirão no Bairro” no Centro da cidade, com uma força-tarefa de mais de 1.100 servidores e 16 secretarias. No primeiro dia da ação, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) aplicou 35 notificações por obstrução de vias públicas e ocupação de calçadas. Os alvos foram lojistas que expunham produtos como araras, bancas e outros objetos gigantes nas calçadas, impedindo a livre circulação.

O prefeito David Almeida afirmou que o objetivo é fazer um “choque de ordem” e requalificar o Centro Histórico e comercial de Manaus, com foco em melhorar o ambiente de negócios e a experiência da população que frequenta a área. O vice-presidente do Implurb, Antônio Peixoto, destacou que a operação busca resgatar a beleza e a funcionalidade da região, combatendo problemas crônicos de desordem urbana.

A ação é regida pelo Código de Postura da cidade, que proíbe a utilização de calçadas para exposição de produtos, garantindo a acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A chefe de Fiscalização do Implurb, Maria Aparecida Froz, ressaltou que a primeira notificação é educativa, mas o descumprimento pode levar a multas. O mutirão, que terá duração de 90 dias, também visa preparar a cidade para a edição do “#SouManaus Passo a Paço 2025”, em setembro.


Publicar comentário