“Ozempic Brasileiro” chega às farmácias: EMS Lança Olire e Lirux no mercado nacional

“Ozempic Brasileiro” chega às farmácias: EMS Lança Olire e Lirux no mercado nacional

A farmacêutica EMS lança nesta segunda-feira, 4 de agosto, os medicamentos Olire, para tratamento da obesidade, e Lirux, para diabetes tipo 2. Conhecidos popularmente como “Ozempic brasileiro”, as canetas injetáveis são concorrentes nacionais de medicamentos como Ozempic, Wegovy e Mounjaro.

Ambos os medicamentos têm a liraglutida como princípio ativo, a mesma substância encontrada nos conhecidos Saxenda e Victoza da Novo Nordisk, cuja patente venceu no Brasil este ano. A liraglutida atua como um análogo ao GLP-1, hormônio que sinaliza a saciedade ao cérebro e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

O Olire é indicado para pacientes com obesidade ou sobrepeso (IMC acima de 27), desde que apresentem alguma comorbidade como diabetes, hipertensão ou colesterol alto. Já o Lirux é destinado a adultos, adolescentes e crianças acima de 10 anos com diabetes tipo 2, quando dieta e exercícios não são suficientes para controlar a glicemia.

Embora a liraglutida seja considerada menos potente que a semaglutida (presente no Ozempic), estudos clínicos mostram que o Olire pode proporcionar uma perda de peso média de 8% a 10% ao longo de seis meses a um ano de tratamento.

A principal diferença em relação a concorrentes é que a liraglutida exige injeções diárias. A dose máxima para o Lirux é de 1,8 mg ao dia, e para o Olire, de 3 mg.

Os preços sugeridos para o consumidor partem de R$ 307,26 (embalagem com uma caneta). A farmacêutica anunciou que planeja disponibilizar 250 mil unidades nas farmácias até o final do ano, e espera atingir a marca de 500 mil canetas até agosto de 2026.


Publicar comentário